Geraldine J. Fraser-Moleketi, responsável pelo programa de equidade de gênero do Banco de Desenvolvimento Africano, deu o tom da Conferência Mundial do Café realizada em Addis Abeba nos dias 7 e 8 de março: a importância do empoderamento das mulheres.
Geraldine Moleketi é líder reconhecida pela paixão e força com que conduz seu trabalho rumo à transformação econômica e social do continente africano. Seu impressionante currículo ela resume com simplicidade - "ah, eu já fiz muita coisa na vida!"
A importância do empoderamento das mulheres na construção de comunidades fortes foi mencionada em todos os painéis da conferência e culminou com o discurso da primeira dama da Etiópia, Sra Roman Tesfaye, no último dia da conferência, por acaso, Dia Internacional das Mulheres. "Investir em mulheres e meninas é bom para a sociedade como um todo", disse ela.
O discurso da primeira dama abriu o painel da IWCA na conferência: "Promovendo a igualdade de gênero para um setor cafeeiro sustentável". O painel foi moderado pela vice-presidente da IWCA, Jennifer Gallegos e contou com a participação de Robert Skidmore do International Trade Center, Emebet Tafesse, presidente da IWCA Etiópia e Asnaketch Thomas, Amaro Coffee.
O empoderamento das mulheres na cafeicultura é a chave para a sustentabilidade do setor. E a IWCA é a plataforma para alcançar este empoderamento, concluiu Jenniffer Gallegos.