Escolha seu Idioma:

    Informativo

MULHERES DO CAFÉ DO NORTE PIONEIRO SÃO AS VENCEDORAS DA 13 EDIÇÃO DO CONCURSO CAFÉ QUALIDADE PARANÁ

30/10/2015
.:: conteudo_22735_1.jpg ::.

O Concurso Café Qualidade do Paraná foi marcado por um fato histórico, pela primeira vez 3 (três) mulheres vencem em primeiro lugar em todas as categorias do concurso. Elas superaram mais de 300 concorrentes que iniciaram o certame em seletivas promovidas nas dez regiões produtoras do Paraná e marcaram este feito inédito.

As cafeicultoras Ceres Trindade de Oliveira Santos, de Joaquim Távora; Eloir Inocêcia Nogueira de Souza de Tomazina e Maria Aparecida Maciel de Japira, conquistaram o primeiro lugar do Prêmio Café Qualidade Paraná, nas categorias natural, cereja descascado e microlote respectivamente.

“É a primeira vez que participamos do concurso e são anos de trabalho e dedicação na atividade do café e agora esta conquista é um incentivo para continuar produzindo café e se dedicando a produzir com qualidade”, diz Eloir vencedora na categoria cereja descascado. Neste processo tivemos a ajuda de muita gente, da Emater, do grupo de mulheres do café do Matão, da Aliança Internacional das mulheres do Café, da Approcem - Associação dos produtores e produtoras de café especiais do Matão e muitos outros que nos incentivam e tem nossos agradecimentos, ressaltou.

PREMIAÇÃO - O lote vencedor de cada categoria vai representar o Paraná no concurso nacional, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e recebe um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. Como incentivo adicional, o Governo do Paraná, com o apoio dos patrocinadores do prêmio, garante a compra dos lotes classificados até o quinto lugar por R$ 740 a saca, equivalente à cotação de quarta-feira (28) na BM&FBovespa, acrescido de 30%.

As vencedoras fazem parte do Sub Capitulo Norte Pioneiro da Aliança Internacional das Mulheres do Café, resultado do projeto Mulheres do Café desenvolvido e coordenado pelo Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural. Neste projeto são repassadas técnicas de condução da atividade cafeeira visando a produção de cafés de qualidade e agregação de valor, também atividades de desenvolvimento pessoal e de gestão, por meio de atividades grupais e atendimentos individuais.

A vitória destas cafeicultoras é o resultado de todo empenho e dedicação destas mulheres e suas famílias na produção de cafés de altíssima qualidade, sempre buscando qualificação e conhecimento para cada vez mais produzir com excelência, e o premio é uma forma de reconhecimento e incentivo para todas as cafeicultoras da nossa região representadas nestas 03 vencedoras, destaca Cíntia Mara Lopes de Souza – Extensionista do Emater.