Escolha seu Idioma:

    Informativo

As Mãos que Colhem o seu Café

04/06/2020
.:: as_maos_que_colhem_o_seu_cafe_45355_1_pt.jpg ::.

Entre o dia 14 de abril (Dia Mundial do Café) e 24 de maio (Dia Nacional do Café), a barista e educadora em cafés especiais Helga Andrade realizou, em parceria com a IWCA Brasil, um projeto de sensibilização para o silenciamento crônico das produtoras e outras mulheres profissionais do sistema agroindustrial do café.

O projeto foi construído a partir do relato de histórias das famílias produtoras de café, a partir da perspectiva da mulher da família, e dos medos, alternativas e soluções que estão sendo implementadas na adequação das práticas agrícolas durante a pandemia do coronavírus. A divulgação aconteceu nas plataformas do Instagram e Facebook, contando com a interação de diversos profissionais do setor e consumidores de café, celebrando e reconhecendo a presença dessas mulheres na resolução de problemas de forma criativa e adaptativa. Muitas das mulheres participantes ainda são invisíveis nas suas comunidades e até nas suas famílias.

O projeto teve a intenção de lembrá-las que elas estão presentes e que a dedicação delas pode fazer o café ainda mais especial. No fechamento do projeto, na data que marca o início oficial da colheita no Brasil, o protagonismo foi para as profissionais de toda a cadeia do café, que são ainda menos reconhecidas que as produtoras no contexto ainda machista da cadeia de produção. São técnicas agrícolas, agrônomas, degustadoras, torrefadoras, consultoras, traders, professoras, pesquisadoras, jornalistas, organizadoras de eventos, baristas e várias outras profissões de apoio à logística, finanças, educação, divulgação científica.

Quem quiser conhecer algumas dessas histórias e entender a repercussão desse tema no mercado de cafés pode acessar as publicações nos perfis @iwcabrasil e @helgadeandrade no Instagram.

Confira o documento no anexo desta notícia. Boa leitura!

ANEXO