Escolha seu Idioma:

    Informativo

Conectar, empoderar e promover as mulheres da cadeia de valor do café

12/06/2018
.:: conteudo_36517_1.jpg ::.

O Encontro de Inovação e Tecnologia da Região do Cerrado Mineiro na fazenda da EPAMIG em Patrocínio aconteceu no dia 11 de maio passado. Durante a manhã houve dia de campo com 4 diferentes estações e durante a tarde salas com diferentes temáticas e um painel no auditório principal.

Na sala dedicada às mulheres aconteceram apresentações de Miriam Monteiro, produtora e vice-presidente da IWCA Brasil e representante do subcapítulo Campo das Vertentes, sobre sua produção de cafés orgânicos e agroecológicos que despertou a curiosidade das presentes em relação a conversão da produção convencional para orgânico, manejo, produtividade e mercado para esse produto.

Em seguida, Carmem Lúcia Chaves de Brito, Ucha, produtora de Três Pontas e atual presidente da BSCA, há 10 anos produtora de cafés especiais, fez uma apresentação cativante sobre ações que desenvolve na fazenda para gerar encantamento nos clientes e os resultados na construção de relacionamentos de longo prazo. Falou sobre a importância da gestão para conhecimento do que ocorre na fazenda e seu impacto na consistência da qualidade do café ano após ano. Enfatizou também ser imprescindível ter uma equipe motivada, treinada e capacitada e que entenda seu papel no resultado final que é a produção de um café diferenciado.

Por último, Maria Gabriela Baracat Sanchez, agrônoma e produtora, falou sobre uma mudança de rumos na produção de cafés da fazenda de sua família. Enfatizou também a contribuição das ferramentas de gestão e certificações na administração do negócio. Em 2016, iniciou uma nova forma de atuação visando a produção de cafés especiais a partir da utilização de mapeamento de qualidade e de processos pos-colheita visando elevar a qualidade do café que resultou em 2017 na conquista do 1º lugar no V Prêmio Região do Cerrado Mineiro categoria Natural.

Em todas as apresentações se notou o quanto a competência dessas mulheres fazendo uso de ferramentas de gestão dos negócios culminam em resultados sólidos e consistentes. Foi um privilégio assistir a essas palestras.

Patrícia de Carvalho Souza Ferreira responsável pelo Projeto Florada da empresa Grupo 3corações apresentou o Projeto Florada às produtoras que conta com a parceria da @Iwca-Brasil e @BSCA.

Por fim, também tivemos um importante acontecimento para as mulheres da Região do Cerrado Mineiro. Foi assinada a carta de entendimento entre a Iwca-Brasil, representada por sua vice-presidente Miriam Monteiro, Yuki Minami, representante do subcapítulo Cerrado Mineiro e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, representada pelo seu presidente Francisco Sérgio de Assis. Essa aliança estratégica visa a própria razão de ser da IWCA em três palavras: conectar, empoderar e promover as mulheres da cadeia de valor do café!

Caso não seja uma associada, te convido a fazer parte dessa rede global de mulheres, pessoas e empresas com um objetivo em comum: dar visibilidade às mulheres em diversos segmentos do setor de café, agora oficialmente as do Cerrado Mineiro.

 

Por Yuki Minami.