Nos dias 7 e 8 de outubro um grupo de mulheres de diferentes regiões produtoras de café de todo Brasil estarão reunidas durante o 6º Espaço Café Brasil com o objetivo de delinear um plano para criar a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA em inglês) no país. Em parceria com o SEBRAE Nacional e a Café Editora, organizadora do evento, as mulheres vão participar de um seminário que será coordenado por duas diretoras da IWCA. Mery Santos, secretária da organização, é membro do Comitê de Capacitação e Desenvolvimento Educacional da SCAA - Associação Americana de Cafés Especiais- e Linda Smithers, ex- presidente da SCAA e representante da DATERRA nos EUA. Na ocasião, as participantes receberão o primeiro nível do treinamento de "cupping" que poderá servir de modelo a ser repetido pelas participantes nas suas respectivas regiões.
Criada em 2003 quando um grupo de norte-americanas da indústria cafeeira visitou a Nicarágua, país produtor de café, essa aliança já existe em diversos países das Américas Central, do Sul e África. O Brasil, maior produtor do mundo e segundo maior consumidor, não poderia deixar de participar dessa organização que defende o fortalecimento da mulher em todo o setor da cafeicultura, do grão à xícara, através do treinamento e do intercâmbio de informação unindo produtores aos países consumidores.
O café é produzido em mais de 60 países. Em todos esses países as mulheres cumprem um papel fundamental na produção de café. Nas propriedades familiares, onde se produz grande parte do café no mundo, a contribuição da mulher é vital. Porém o controle sobre o produto da colheita é escasso e as estruturas do setor cafeeiro quase nunca tomam medidas que favoreçam os interesses da mulher, conforme estudo publicado pelo ITC - Centro Internacional de Comércio.
Tais estudos demonstram que um maior acesso das mulheres aos recursos produtivos - principalmente no setor agrícola- repercute positivamente na educação, saúde, nutrição e bem-estar geral da família contribuindo para a redução da pobreza. A Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA em inglês) é uma importante organização sem fins lucrativos que visa elevar o status da mulher em toda a cadeia do café. Conforme considera a Organização das Nações Unidas: "elevar o status das mulheres é uma das estratégias mais acertadas a fim de enfrentar os desafios que afligem as comunidades em todo o mundo atualmente".
Inscrições pelo site: www.espacocafebrasil.com.br
Informações sobre a IWCA: www.womenincoffee.org
Apoio: SEBRAE www.sebrae.com.br
As informações são do Portal Peabirus, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Fonte: http://www.cafepoint.com.br/cadeia-produtiva/giro-de-noticias/mulheres-do-cafe-iniciam-articulacao-no-6-espaco-cafe-brasil-74962n.aspx