A Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo - Pronova, esteve presente na Conferência Internacional de Coffea Canephora, realizada em Vitória entre os dias 11 e 15 deste mês. A Cooperativa foi representada pelo diretor administrativo-financeiro, Pedro Carnielli, no dia 13, e pelos servidores Jackeline Donna, Erico Amorim e Edevaldo Costalonga, que participaram das palestras da programação e realizaram contatos com parceiros, compradores de café, membros da indústria do café e outros.
Para a gerente de certificação da Pronova, Jackeline Donna, participar de eventos como esse possibilita ter contato com toda a cadeia do café, desde os produtores até os últimos segmentos. “A rede de contatos é muito importante, além de todos valorizarem a participação da cooperativa”, destacou Jackeline, acrescentando sobre a programação do evento. “Também tivemos a oportunidade de assistir palestras excelentes com dados atuais sobre a cafeicultura, tanto de conilon como de arábica.”
Além disso, Jackeline, que faz parte da diretoria da Aliança Internacional das Mulheres do café (IWCA), esteve o tempo todo com as representantes da entidade presentes no evento: Josiane Cotrim Macieira, presidente da IWCA Brasil, Margareth Swallow, uma das fundadoras da IWCA, Daniela Pelosini (cafeicultora de São Paulo, membro da diretoria da IWCA Brasil, Sunalini Menon, Chefe Executiva do Coffeelab – Índia, e Brigida Salgado, membro da diretoria da IWCA Brasil.
“No dia 14, após as palestras da Conferência, realizamos uma reunião para trocarmos algumas experiências sobre os trabalhos que já estão sendo realizados com as mulheres na cadeia produtiva do café e também para ouvir as experiências de Margareth e Sunalini com esse trabalho” ressaltou Jackeline.
No sábado, Margareth e Josiane vieram para a região serrana com Jackeline, onde visitaram propriedades de agricultura familiar em Vila Pontões, no município de Afonso Cláudio.
A Conferência
A Conferência Internacional de Coffea Canephora, realizada no Centro de Convenções de Vitória, teve com tema central: “Cem anos de história e evolução do Conilon no Estado do Espírito Santo – Brasil.”
O objetivo do evento foi apresentar e discutir, com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores envolvidos na cadeia de Coffea canephora, temas associados à pesquisa, desenvolvimento e inovações; aspectos conjunturais e de organização; qualidade, mercado e indústria, entre outros, direcionados à competitividade e sustentabilidade dessa importante atividade em vários países do mundo.
Fonte: http://www.ocbes.coop.br/ocb/index.php?module=m_noticias&pag=inf_noticia&id_noticia=2140