Escolha seu Idioma:

    Informativo

Evento internacional reúne cadeia produtiva do café

05/09/2013

O 6º Espaço Brasil Café (ECB) terá palestras de especialistas em cafés especiais de diferentes países

 Empresários e profissionais da cadeia produtiva do café do Brasil e de outros países vão se reunir para trocar experiências, desenvolver novas ideias e fazer negócios. O encontro acontece no 6º Espaço Brasil Café (ECB) – principal feira de cafés do país – de 6 a 8 de outubro, no Pavilhão do Expo Center Norte, em São Paulo. Participam do evento cerca de 70 marcas e empresas expositoras de diferentes áreas do setor.

Mais de dez países devem participar do evento internacional organizado pela Café Editora, com apoio do Sebrae e das principais entidades cafeeiras do País. Serão realizados workshops técnicos sobre torra dos grãos, criação de drinques e degustação de cafés especiais. A feira terá ainda exposição de produtos, serviços, tendências e soluções, e palestras de especialistas sobre cafés especiais do Brasil, Estados Unidos, Noruega, Dinamarca e Guatemala.

Para Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, o ECB é o único evento do país que reúne todos os segmentos da cadeia produtiva do setor. “Acreditamos que a indústria do café mudou muito nos últimos anos e queremos oferecer uma referência em conhecimento, tecnologia, inovação e novos produtos”.

O Sebrae levará para a feira mulheres líderes de comunidades, cooperativas e associações das 12 regiões produtoras de café no País. Depois do evento, elas passarão a fazer parte da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que busca destacar o papel da mulher em toda a cadeia produtiva da bebida. O movimento teve início na Nicarágua e hoje existe em outros países. Ao fazer parte do IWCA, as brasileiras poderão trocar experiências para agregar valor na produção e desenvolver novos projetos.

Ainda no Espaço Café Brasil, a instituição irá realizar, nos dias 6 e 7, o Encontro Nacional de Coordenadores e Gestores da Carteira de Projetos de Café do Sebrae. O grupo trocará informações para, ao final, elaborar um plano estratégico para atender os micro e pequenos produtores de café em todo Brasil. Hoje a instituição desenvolve 18 projetos com pequenos produtores, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro.

As ações são voltadas para “o aumento da produtividade, boas práticas agrícolas, comercialização e certificação dos pequenos produtores”, explica a coordenadora nacional de Cafeicultura no Sebrae, Carmen Lúcia Sousa. De acordo com ela, a maior parte dos produtores atendidos cultiva café especial, ou seja, produzem grãos que têm certificação de origem emitida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais.

Durante o Encontro Nacional, o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Nathan Herszkowicz, irá falar sobre o tema ABIC: Competitividade, Gestão e Inovação para as Micro e Pequenas Indústrias Brasileiras de Café. Segundo dados da associação, o setor é integrado por 1.222 torrefadoras, a grande maioria de pequeno porte, que respondem por mais de duas mil marcas. Na safra de 2010, o país foi o maior produtor de café do mundo, com produção de 48,1 milhões de sacas.

Fonte: http://panificacaobrasileira.com.br/tag/iwca