A representante da Aliança Internacional Mulheres do Café (Women’s Coffee Alliance – IWCA), Josiane Cotrim Macieira, está no Espírito Santo divulgando o trabalho da instituição, que visa valorizar a participação das mulheres na cadeia global do café. A entidade se prepara para desenvolver seus projetos no Brasil, a começar pelo Espírito Santo, em parceria com a empresa Conilon Brasil, responsável pelo projeto Conilon Especial que está implantado nos municípios de Vila Valério e Jaguaré.
Josiane é consulesa do Brasil na Nicarágua, jornalista e cafeicultora na região Matas de Minas, em Manhumirim, um dos projetos desenvolvidos pela IWCA é o de conscientização da amamentação para as mulheres que trabalham em fazendas cafeeiras da região. O objetivo da IWCA é fomentar mecanismos que reduzam as barreiras e promova o acesso a recursos e a um estilo de vida pleno e sustentável.
IWCA no Brasil
A justificativa para a criação da IWCA no país é simples, o Brasil é líder mundial em produção e caminha para se tornar o principal consumidor do produto, tendo uma forte participação das mulheres neste setor.
No Espírito Santo, na cadeia produtiva do café, o projeto Conilon Especial visa preparar o produtor para uma nova revolução na cultura com o objetivo de produzir um café de qualidade superior. Mas além de valorizar o café, o projeto contempla outros fatores, entre eles a valorização do ser humano. A parceria com a IWCA representa um grande avanço na responsabilidade social e na valorização da mulher.
O IWCA surgiu da visão de um grupo americano de profissionais ligado à indústria de cafés especiais, que planejaram, em 2003, uma viagem de 18 mulheres para conhecerem a Nicarágua e a Costa Rica. Desta viagem surgiu a idéia de criar o IWCA, que é uma organização sem fins lucrativos, e que visa proporcionar um melhor entendimento dos desafios enfrentados pelas mulheres nos países produtores e consumidores, e promover melhorias para elas no setor.
A Aliança existe na Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, República Dominicana, Colômbia e Burundi.
Mulheres de Ruanda, Quênia, Zâmbia, Etiópia, Peru, Honduras, Papua, Nova Guiné, México, Índia, Haiti, Japão e do Brasil estão se mobilizando para criarem Representações da IWCA
Mais informações:
CONILON BRASIL (27) 3224-3412 / 9965-7154
www.conilonbrasil.com.br