Escolha seu Idioma:

    Informativo

IWCA Brasil: Estatuto registrado em cartório

05/09/2013

Por Josiane Cotrim

As Mulheres do Café de todo o Brasil tem um motivo muito especial para comemorar o dia 24 de maio, Dia Internacional do Café: o registro de constituição do capítulo brasileiro da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA na sigla em inglês) foi formalizado em cartório essa semana.

Ao todo foram seis meses desde a eleição do comitê organizador em novembro do ano passado, no prédio do Sebrae, em Belo Horizonte, para que esse sonho se tornasse realidade. O próximo passo agora é entrar com o pedido de qualificação como OSCIP junto ao Ministério da Justiça.

Pertencer à IWCA significa criar importantes conexões nacionais e internacionais entre as mulheres de todos os setores do negócio café. Nas palavras da presidente Grace Mena: “o estabelecimento de capítulos da IWCA nos países produtores proporciona a infraestrutura necessária para cumprir com nossa missão. Facilita a transferência de conhecimentos, fortalece a formação de uma rede de contatos, permite a execução de workshops de treinamento e capacitação, promove o intercâmbio de experiências, incorpora as mulheres do setor de abastecimento, construindo uma cadeia de valor agregado e o estabelecimento de uma plataforma comercial que garanta oportunidades para todas”. (Discurso de abertura da II Convenção Internacional da IWCA em El Salvador, outubro de 2011).

Foram horas de trabalho, esforço e dedicação das mulheres do comitê organizador da IWCA Brasil que não mediram esforços em perseguir esse objetivo. Foram centenas de emails, chamadas em skype, envio e reenvio de documentos, assinaturas colhidas nas diferentes regiões de origem das integrantes do comitê e enviadas por correio expresso a fim de cumprir as exigências cartoriais durante seis meses de muita comunicação e força de vontade.

O resultado é o cumprimento desse importante requisito do protocolo de criação de um capítulo da IWCA num país. A IWCA, (www.womenincoffee.org) é uma organização sem fins de lucro que surgiu em 2003 do encontro de mulheres da indústria do café dos EUA com produtoras da Nicarágua. Desde então funciona através da formação de capítulos IWCA nos países através de figuras organizacionais sem fins de lucro, legalmente estabelecidas em cada país. Países produtores da América Central, Sul e da África já fazem parte desta aliança global.

 O Brasil será o próximo país a assinar o Memorandum de Entendimento com a IWCA. Com a assinatura desse  Memorandum o Brasil passa a se constituir um capítulo desse grande livro que é a IWCA. Um livro que quer contar a história das mulheres do negócio café com suas próprias palavras, letra por letra.

Fonte: http://hostmaster.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=39076