Vinte cafeicultoras do Norte Pioneiro estão aprendendo técnicas de classificação e degustação de cafés no Iapar, em Londrina-PR. A organização do curso, que começou no dia 23 e prossegue até sexta-feira (27), resulta de parceria com Emater-PR e a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, na sigla em inglês).
“É uma ação para aprimorar a bebida daquela região que, por uma feliz coincidência, se dá justamente no mês em que se comemora o dia da mulher”, aponta a pesquisadora Patrícia Helena Santoro, que coordena as pesquisas em cafeicultura do Iapar.
Em cinco dias de aulas teóricas e práticas, as participantes estão aprendendo métodos de preparo de amostras, técnicas de torra e de identificação dos atributos dos grãos – como acidez, doçura, aromas, corpo e balanço – de acordo com os requisitos exigidos pela Specialty Coffee Association of America, ou “tabela SCAA”, como é usualmente chamada pelos especialistas. Apenas cafés que ultrapassam 80 pontos (em 100 possíveis) nesta escala são considerados cafés especiais.
PROJETO – Segundo a economista doméstica Luciana Soares de Moraes, da Emater-PR em Ibaiti, a extensão rural começou há pouco mais de dois anos o projeto, que, hoje, envolve cerca de 200 mulheres em 11 grupos dentro da região. Não são apenas esposas de produtores que participam, mas também cafeicultoras, filhas e outros parentes que, de alguma forma, gerenciam as atividades ou atuam diretamente nas lavouras.
A dinâmica do projeto se dá por meio de reuniões periódicas, marcadas em função do ciclo da cultura – como época de adubação, poda, colheita e comercialização, por exemplo –, mas a temática dos encontros extrapolou as discussões técnicas. “Questões como gênero, família, saúde e trabalho da mulher entraram na pauta”, afirma Luciana de Moraes. Também são realizados cursos de capacitação e encontros regionais sobre temas gerais da cafeicultura.
IAPAR – O Iapar inaugurou seu Centro de Pesquisas em Qualidade do Café há quatro anos, com o objetivo de desenvolver investigações e, principalmente, atividades de capacitação e aperfeiçoamento de técnicos e produtores.
Desde que entrou em operação, a estrutura vem dando suporte ao concurso anual “Café Qualidade Paraná”. Também viabilizou a realização de duas edições do Cup of Excellence no Estado, evento promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) que atrai concorrentes de todo o Brasil e conta com juízes provadores de diversos países compradores ao redor do mundo.
IWCA – Fundada em 2003 e presente no Brasil desde 2012, a Aliança Internacional das Mulheres do Café é uma organização sem fins lucrativos com atuação em todos os elos da cadeia produtiva para a troca de experiências, treinamento, aprendizado, informação, visibilidade e quebra de barreiras às mulheres envolvidas na atividade cafeeira. Mais informações sobre a entidade podem ser obtidas em www.iwcabrasil.com.br.
Fonte: www.iapar.br