Escolha seu Idioma:

    Informativo

Semana Internacional do Café - Belo Horizonte

28/01/2015
.:: conteudo_18254_1.jpg ::.

1º. Café da Manhã da IWCA Brasil

Nos dias 15 a 18 de setembro, foi realizada a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, que se consolidou como o evento do ano em fornecimento de serviços e realização de negócios voltados ao setor cafeeiro, movimentando milhões de reais em negócios e contatos importantes. O Espaço Café disponibilizou aos expositores espaços temáticos, bem como diversos auditórios para a discussão de temas relacionados ao produto e toda a cadeia cafeeira, tendo o ponto alto a realização do I Fórum de Sustentabilidade. 
Um dos pontos marcantes do Espaço Café em 2014, foi a realização do 1º Café da Manhã do IWCA Brasil. Este evento vem sendo realizado anualmente pela IWCA durante os eventos do SCAA – Specialty Coffee American Association, e tem por objetivo reunir mulheres e profissionais dos diversos segmentos da cadeia cafeeira, como forma de estreitar laços , fortalecer o networking, abrir possibilidades de novos negócios e angariar fundos para o funcionamento e financiamento de novos projetos da Aliança das Mulheres.

O 1º. Café da Manhã das Mulheres do Café foi aberto pela Presidente Debora Fortini, empresária do ramo, Sócia Diretora da Academia do Café e sócia Diretora da BECCOR – Importadora de Cafés Especiais. 
Debóra Fortini abriu o evento com uma palestra com tema global, onde discorreu sobre a trajetória da IWCA Brasil desde a sua fundação apresentando uma breve história da sua criação e falando dos desafios da mulheres no negócio cafeeiro. 
Após a apresentação, a Presidente pontuou sobre os projetos realizados pela IWCA Brasil neste último ano, passando a palavra para que as respectivas Diretorias apresentassem os trabalhos realizados, iniciando pela assinatura da Carta de Entendimento com o órgão do governo, Embrapa Café, assinado em Agosto deste ano, pelas representantes Marisa Contreras (Diretoria de Comunicação,  e proprietária da Fazenda Capoeira), e  Ana Claudia Vieira Martins (Q Grader e Diretoria de Projetos) que fez breve apresentação sobre a importância do Embrapa e do Embrapa Café para o país, e a importância da assinatura deste documento.

Esta Carta de Entendimento permitirá que as entidades possam trabalhar em conjunto em troca de tecnologias e informações, atendendo desta forma as demandas existentes no setor produtivo, com enfoque a pequena produtora de café.  Trabalho que vem sendo efetuado, seguindo as diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas) para o ano de 2014, que privilegia o pequeno produtor rural.
A Presidente apresentou o Projeto de Capacitação realizado em Piatã/Bahia, onde foi apresentado o Curso de Classificação em Café, ministrado pela Academia do Café de Belo Horizonte, e patrocinado pela empresa Itaipu Binacional.
Também foi apresentado o Projeto de Lançamento da Marca Cafés das Matas de Minas, que teve oficialmente o projeto apresentado durante a Semana Internacional do Café.  A Diretoria de Mobilização,  foram as responsáveis pela apresentação do projeto, contando com a presença de Cintia Matos, Geralda de Souza. Bem como a representante de Carangola, Julenia Maria Lopes da Silva, bem como das representante do SEBRAE-MG.


A Diretoria de Comunicação, representada por Marisa Contreras, contou sobre os trabalhos realizados na região do Cerrado, nos 1º. e  2 º Encontro de Mulheres do Café, em Carmo do Paranaíba e Patrocínio, com apresentação do  tema Os Desafios da Mulheres no Café e também a história da criação do CapÍtulo do IWCA Brasil por Débora Fortini; palestras sobre o Empreendedorismo no Café, realizado por Marisa Contreras, e palestra sobre Qualidade dos Cafés, com mini cupping oferecido para 15 mulheres, realizado por Ana Claudia Vieira Martins – Q Grader e Bruno Sousa, Diretor da Academia do Café.
Contamos com a apresentação do Projeto Women 10, passando a palavra para os Líderes do Projeto Enactus, Leonardo Pedron e Haildson Halles, da Universidade Federal de Viçosa, para explicar o trabalho realizado através desde projeto e sua forma de atuação.
O projeto de implementação do Banco de Dados do IWCA Brasil, foi apresentado por uma das representantes da Diretoria de Comunicação Illana Bastos, trabalho este que permitirá a oferta de serviços às associadas, diante das reais demandas do setor.

Durante todo o evento do 1º. Café da Manhã, foi primordial os trabalhos dos Baristas profissionais convidados, Julia Fortini – Q Grader / Academia do Café e barista convidado da Will Coffee, que atendem a diversos eventos nacionais e internacionais. Sob o comando de Julia Fortini, foram servidos cafés moídos e coados na hora, que fizeram o diferencial do evento, e demonstraram todo o cuidado dispensado a todos os participantes. Foram escolhidos os quatro melhores cafés das produtoras que enviaram amostras para participar da 3ª. Rodada de Negócios, privilegiando aos presentes no evento.
Dando prosseguimento, o palestrante convidado para o evento do Café da Manhã, Bruno Sousa, Diretor da Academia do Café, Q Grader, Cupping Judge, roastmaster, Presidente da BECCOR - Importadora de cafés especiais, abriu a palestra sobre o tema Cafés Especiais – O que é um Café Especial, onde ele teve a oportunidades de apresentar as características e critérios necessários para identificar, quantificar e qualificar um Café Especial, baseado na metodologia da SCAA/CQI Coffee Quality Institute.

Para finalizar, foi apresentada  a lista de produtoras de café, que participaram da 3ª. Rodada de Negócios, que foi aberta para receber as amostras enviadas pelas produtoras de café de diversas regiões do país.  A cupping session fo realizada na Sala de Cupping do Espaço Café, e organizada por Ana Claudia V. Martins e Academia do Café.
A  Cupping Session da IWCA Brasil contou com a participação de diversos degustadores nacionais e internacionais, como Panther Coffee, Kohana Café, Blue bottle, BSCA, Lighthouse Brasil, Instituto Agronômico de Campinas, Sustainable Harvest, Rede de Informações Peabirus, além de produtoras de café participantes do cupping.

A 3ª. Rodada de Negocios privilegiou as mulheres produtoras de café de todo o país.
Após o cupping, alguns degustadores manifestaram interesse em algumas amostras de café, e assim, amostras seladas destes cafés e cópia das fichas de inscrição com a descrição completa do produtor e detalhes da fazenda, do método de processamento, e variedades, foram entregues a estes compradores.
O 1º. Café da Manhã das Mulheres possibilitou o encontro de várias mulheres da cadeia produtiva, do SEBRAE, de certificadoras RAINFOREST, UTZ, produtoras de café, MAPA – Ministério de Agricultura, Exportadores.

A Presidente Débora Fortini encerrou o evento pontuando sobre os novos projetos em andamento, e o enfoque principal do Capítulo Brasileiro, que é definir o seu papel  na abertura de novas oportunidades como entidade pro equidade, com o objetivo de emancipar as mulheres da cadeia cafeeira.

Projetos em andamento do IWCA Brasil

Criação de Núcleos Regionais de Capacitação, com profissionais membros do IWCA Brasil e parceiros externos, para atender as diversas demandas existentes no mercado cafeeiro;

Fortalecimento das Redes de Contato Internas e Externas, e aprimoramento de nosso Banco de Dados com Desenvolvimento de Ferramentas de Pesquisa e Gestão;

Aprimoramento da Rodada de Negócios e Concursos de Qualidade, como ferramenta de geração de renda, identificação de processos do pós colheita e melhoria na qualidade do café;

Ampliação da Participação efetiva na Política Cafeeira Nacional e Internacional, um vez que soluções para os desafios da cafeicultura atual passam por uma maior participação, tanto operacional como executiva e decisória, das mulheres nas diversas instâncias do setor cafeeiro.

Realização anual do Café da Manhã do IWCA Brasil, permitindo maior visibilidades, ampliação do networking, e encontro aberto para discussões e sugestões, entre Profissionais do Café.

Texto: Ana Claudia Vieira Martins
Fotos: Carla de Padua Martins / Peabirus