Escolha seu Idioma:

    Sub-Capítulos

Sub-capítulo - Espírito Santo

.:: conteudo_36479_1.jpg ::.

Desde o dia 22 de outubro de 2017 o Espírito Santo integra, oficialmente, a Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil.

Neste dia, na sede do Instituto Federal do Espírito Santo, em Venda Nova do Imigrante, foi assinada a Carta de Entendimento com a presença da presidente da IWCA Brasil, Cíntia Matos e membros da AMEP - Associação das Mulheres Empreendedoras da Agricultura Familiar de Vila Pontões, município de Afonso Cláudio.

As líderes da associação Josane Bussoli e Etelvina Aparecida Peisine Kiefer lembraram que este grupo começou a se organizar em 2011, ainda na Pronova, sob a liderança de Jacqueline Uliana Donna, uma das sócias fundadoras da IWCA Brasil.

A semente encontrou solo fértil e graças aos cuidados de instituições como Incaper, Senar  e Sebrae entre outros, hoje as mulheres estão organizadas em uma associação legalmente constituída com sede própria onde recebem treinamento e também compradores.

Para Josane Bussoli, vice presidente da AMEP e membro da diretoria da IWCA Brasil, "participar de uma rede global como a IWCA que reúne mulheres de mais de 20 países é muito importante para as capixabas uma vez que representa muitas oportunidades de aprendizado e comercialização para nosso principal produto, o café".

Estiveram presentes também os professores do IFES, Lucas Louzada e Ademar Polonini Morele.