Escolha seu Idioma:

    Sub-Capítulos

Sub-capítulo - Mantiqueira de Minas

.:: conteudo_28383_1.jpg ::.

Na data de 12/12/2015 foi assinada na Sede da Associação dos Produtores do Alto da Serra – APAS, localizada no Distrito Ferreiras, município de São Gonçalo do Sapucaí- MG, a Carta de Entendimento criando o Sub-capítulo Mantiqueira da IWCA Brasil.
O Sub-capitulo Mantiqueira foi criado constituindo-se não somente de mulheres cafeicultoras proprietárias de pequenos sítios, mas também de mulheres que trabalham e vivem do café, sem, no entanto possuírem terras.
As mulheres desse Sub-capitulo são pequenas proprietárias de sítios com 07 hectares em média, sendo em sua maioria destinados a monocultura cafeeira. Estas 42 pequenas proprietárias já produzem cafés especiais e algumas vencedoras de diversos concursos regionais de qualidade.
São mulheres que trabalham em seu cafezal de sol a sol, preparando mudas, plantando, adubando, podando, colhendo e cuidando do pós-colheita e beneficiamento do seu café.
As mulheres que não possuem sua própria terra trabalham como empreiteiras de serviços nos cafezais de outras propriedades, executando serviços de capina, plantio, adubação e colheita. Na estação da colheita, muitas delas se tornam meeiras de outros produtores, o que faz com que obtenham suas próprias sacas de café como pagamento pelos serviços. Esse café obtido por através da meação, por sua vez, tem seu processo de pós-colheita feito de forma artesanal e improvisado no quintal de suas próprias casas. O Produto final é geralmente vendido ainda com casca (em coco) para os corretores da região, uma vez que elas não dispõem de recursos para beneficiá-lo.
A alegria e esperança dessas mulheres fortes e determinadas, sejam proprietárias ou meeiras, é imensurável por se sentirem membros da IWCA, sendo parte de algo real e síncrono com seus valores e crenças. A janela que embaçava suas visões de mundo começou a ser limpa e já conseguem delinear uma silhueta forte e bela de um futuro mais
justo.

A formalização da carta de entendimento foi um evento único, enriquecido pela participação da Brígida Salgado (presidente IWCA Brasil/ Presidente da Cooperbio), Josiane Cotrim Macieira (Fundadora do IWCA Brasil) e Phyllis Jonhson (presidente da BD Imports/ Harvard Kennedy School Graduate).

Phyllis Jonhson veio dos EUA para o Distrito de Ferreiras, especialmente para nos conhecer e foi onde ouviu e se emocionou com a história de cada uma dessas mulheres,
deixando como legado principal uma marca de profundo carinho e amizade em nossas lembranças.

Proprietárias ou não, possuindo terras ou não, somos unidas pelo café, temos a mesma voz, o mesmo objetivo, a mesma dignidade. Somos trabalhadoras, mães, esposas; somos IWCA-Mantiqueira, IWCA-Brasil, somos IWCA. Temos muito que fazer, lutar e conquistar, mas temos de sobra ânimo, garra e princípios.

Uma semente foi plantada, quem vier a colher os frutos, plante mais para que multiplicados os frutos todos possam vir a colher.

Conheça a página do Facebook do Sub-Capítulo da Mantiqueira: https://www.facebook.com/IWCAMantiqueira2015/?fref=ts