Escolha seu Idioma:

    Sub-Capítulos

Sub-capítulo - Cerrado Mineiro

.:: conteudo_23255_1_1.jpg ::.

O Sub-Capítulo da Aliança Internacional das Mulheres do Café na Região do Cerrado Mineiro surgiu a partir da união dos interesses de diferentes entidades em promover a equidade de gênero na cafeicultura em todos os pontos da cadeia do produto.

Em 2013, um grupo de alunos do Time Enactus da UFV-CRP, coordenados pela Prof. Raquel Santos Soares Menezes, da UFV do Campus de Rio Paranaíba, iniciou um projeto de Extensão com o título “Women 10: Mulheres de Atitude na Cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro”. Ao longo de 2013 e 2014, o grupo promoveu encontros, reuniões e treinamentos em diferentes cidades que fazem parte da região, em especial Carmo do Paranaíba e Patrocínio-MG, sempre com o apoio de entidades ligadas à Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro.

Em 2014, a EXPOCACCER iniciou o projeto “Mulheres na Cafeicultura”, com o objetivo de incentivar uma maior participação feminina nas atividades promovidas pela cooperativa. Entidades como Assocafé, ACARPA e CARPEC também tem realizado ações pontuais no sentido de agregar mais as mulheres aos negócios da cafeicultura na região. Assim, com o intuito de integrar todos os projetos em prol da equidade de gênero no café na região, em 2015, durante encontro promovido pelo Grupo de Mulheres na Cafeicultura da EXPOCACER, foi assinada a Carta de Entendimento entre mulheres representantes da cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro e a IWCA-Brasil, oficializando a existência do sub-capítulo nesta região. A carta foi assinada pela sra. Sandra Moraes, Trader na EXPOCACCER e a cafeicultora Érika Ruiz Pequini, com testemunho da Prof. Raquel Santos Soares Menezes e da cafeicultora Ana Maria Menezes.

Ainda no ano de 2015, o sub-capítulo do Cerrado Mineiro obteve uma importante conquista, que foi a inclusão da “Rede das Mulheres da Região do Cerrado Mineiro” entre as ações de comunicação do Plano de Desenvolvimento Estratégico Sustentável da Região do Cerrado Mineiro 2015-2020.

Partipe do Grupo do Facebook: Mulheres do Café do Cerrado Mineiro : https://www.facebook.com/groups/221420368207113/?fref=ts

Lideranças e contatos:

Yuki Cristiane Minami: 34 8879-8524 email: cristiane@minamiagricola.com.br

Nome

Entidade

Cidade

Função

E-mail

Ana Maria Menezes

Fazenda Lenheiros

Carmo do Paranaíba-MG

Cafeicultora

agropecuariaamf@yahoo.com.br

Érika Pires Ruiz

Fazenda Nossa Senhora Aparecida

Patrocínio-MG

Cafeicultora

erika.pires.ruiz@hotmail.com

Sandra Moraes

Expocaccer

Patrocínio-MG

Trader – Q Grader

sandra@expocaccer.com.br

Denise Machado de Castro

Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro

Patrocínio-MG

Gestora Financeira

denise.castro@cerradomineiro.org

Paula Moreira Lima Rodrigues

Assocafé

Carmo do Paranaíba-MG

Superintendente

paulamoreira-2006-@hotmail.com

Raquel Santos Soares Menezes

UFV-Campus Rio Paranaíba

Rio Paranaíba-MG

Professora e Pesquisadora

raquelmenezes.ufv@gmail.com