Escolha seu Idioma:

    Informativo

Abertura do Festival da Paz em Augsburg com o ex-presidente Joachim Gauck

29/08/2019
.:: abertura_do_festival_da_paz_em_augsburg_com_o_ex_presidente_joachim_gauck_40255_1_pt.jpg ::.

Texto por Alexandra Magalhães Zeiner

Créditos da foto: (mobile phone picture) © Daniel Jäckel, 2019

 

Desde 2014 participamos do Festival da Paz da cidade de Augsburg, Alemanha, cidade a qual possui um dos feriados mais antigos e certamente o mais exclusivo de todo país: um feriado para celebrar a Paz. Desde1650 é comemorado no dia 8 de agosto e todos os anos há um grande programa para o Festival da Paz.

 

Este ano, na Sala de Ouro da prefeitura, Dr. Gauck mencionou o Brasil e outras grandes nações, frisando que somente unidos, por um objetivo comum, poderemos dialogar sensatamente uns com os outros sobre temas importantes para todos na Terra. A liberdade, slogan do atual festival, deve ser umas das chaves para que todos tenham o direito a uma vida melhor no planeta. Assim, para demonstrar na prática suas palavras, Gauck participou de uma roda de conversas com jovens representantes de movimentos ambientais, sociais, políticos e de relações comerciais da cidade. Cada participante teve a liberdade de dialogar com o ex-presidente, o qual respondeu bem humorado e brilhantemente todas as perguntas.

 

Foi grande a minha emoção quando, após ouvir o caloroso Joachim Gauck, tive a oportunidade de representar o Brasil e presenteá-lo com um livro recentemente editado sobre o café brasileiro: as Mulheres dos Cafés do Brasil em parceria com a Embrapa Café, IWCA Brasil, entre outras importantes entidades nacionais e internacionais.

 

As Mulheres dos Cafés do Brasil estão mais uma vez presentes com toda força no solo fėrtil da cidade da paz na Baviera, onde em 2018 foram representadas por Josiane Cotrim Macieira e Julenia Lopes. Neste outono comemoraremos ainda na Alemanha o dia Mundial do Café, o qual será realizado na embaixada brasileira em Berlim.

 

 

 

Alexandra Magalhães Zeiner

Consultora na Alemanha do Centro Comunitário Rural de Conceição - Membro da IWCA Brasil, Matas de Minas

Correspondente do Portal Brasil – Alemanha

Mulheres pela Paz – Frauen für Frieden e.V. Augsburg