Escolha seu Idioma:

    Informativo

Mulheres dos Cafés do Brasil

21/03/2019
.:: conteudo_38867_1.jpg ::.

No dia 15 de março de 2019, representantes da IWCA Global, IWCA Brasil e das editoras e autoras do livro “Mulheres dos Cafés no Brasil” participaram do Win-Win Fórum, promovido pela ONU Mulheres em Nova Iorque. O evento faz parte da programação da CSW, a Comissão sobre a situação das Mulheres no Mundo. 

Dentre as atividades, ocorreu o lançamento do livro “Mulheres dos Cafés no Brasil”, resultado de um trabalho colaborativo e parcerias robustas com EMBRAPA Café para viabilizar a compilação de várias pesquisas realizadas em 8 regiões produtoras de café em diversos segmentos desta cadeia agroindustrial, mostrando a atuação das Mulheres neste setor. O livro também conta com apoio financeiro da Itaipu Binacional, da Rede Solidaridad, e da IWCA Global, ONU Mulheres, instituiçoes acadêmicas, entres outras. Durante aproximadamente 2 anos, um grupo de pesquisadoras voluntárias trabalharam para organizar a obra, que hoje está disponível em versão eletrônica (e-book) e impressa, em português e inglês, e conta com 17 capítulos e mais de 40 autoras e autores.

O livro representa um passo importante no sentido de atender a um dos maiores desafios do empoderamento de mulheres: a necessidade de dados. Embora dados sejam associados a questão “Quantas São as mulheres dos Cafés do Brasil”, não podemos subestimar o valor do livro em trazer à tona dados qualitativos, que ajudam a responder “Quem são as Mulheres do Café no Brasil”. Por meio destes dados, o livro tem tornado visível a atuação destas mulheres, especialmente as que estão associadas à IWCA, que tem possibilitado oportunidades para negócios por meio do apoio de organizações nacionais e Internacionais, como a ONU-Mulheres. 

Uma destas iniciativas foi a rodada de negócios durante a Semana Internacional do Café, em 2018, por meio do Programa Win-Win, que gerou uma movimentação de $8mi para as participantes. 

Uma das conclusões de todo esse esforço: “As mulheres dos Cafés no Brasil existem, e trabalham muito!”.E não paramos por aí. A primeira versão do livro acabou de ser lançada e novas pesquisas já vem sendo realizadas para uma segunda edição em breve. 

Dentre as novidades, dados sobre trabalhadoras rurais e raça, mulheres nas cooperativas de café, mensuração de resultados de projetos envolvendo mulheres no café. Enfim, o caminho é longo, a jornada é dura, mas definitivamente, não podemos parar.