Escolha seu Idioma:

    Informativo

“CENTENAS JÁ SOMOS, MILHARES QUEREMOS SER”

08/11/2017
.:: conteudo_34627_1.jpg ::.

Na Semana Internacional do Café 2017, a Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil foi protagonista de um grande passo rumo ao empoderamento de gênero no país. Durante três dias muitas iniciativas demonstraram a força e seriedade desta Aliança da qual o Brasil faz parte e que congrega mulheres de 22 países, produtores e consumidores, de todo o mundo. 

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, foi a palestrante principal e transmitiu com clareza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para centenas de presentes que viajaram das diversas regiões produtoras para participarem do tradicional Café da Manhã da IWCA Brasil. Os dados estatísticos não são animadores, há muito trabalho pela frente.

Para isso é preciso unir forças em prol do nosso objetivo comum. A presença de Vera Oliveira, do Coopergêro do MAPA, Aparecida Moura da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres SPM e Nadine Gasman da ONU Mulheres no café da manhã representou uma oportunidade de diálogo muito significativa.

Igualmente importante, foi a apresentação de Adriana Rodrigues da Apex sobre o programa Mulheres na Exportação. Através desta parceria muitas mulheres poderão receber capacitação a fim de acessar os mercados internacionais. 

Durante o café da manhã compartilhamos também os primeiros resultados do nosso compromisso com a pesquisa e a coleta de informações sobre as Mulheres do Café com a presença do Dr Gabriel Bartholo diretor da Embrapa Café.

Foi por meio de várias parcerias, como a EMBRAPA Café, e do empenho da pesquisadora Cristina Arzabe que não mediu esforços para viabilizar o projeto "Mulheres dos Cafés no Brasil", que foi possível o lançamento da primeira edição do E-book colaborativo em rede. Mais de 40 pesquisadores envolvidos, de várias instituições, resultou em 17 capítulos sobre mulheres na cafeicultura e atividades relacionadas em 8 regiões produtoras. 

Com recursos da Itaipu Binacional, Rede Solidaridad, IWCA-Global e MAPA, por meio do Coopergênero, mostramos que a união de esforços coletivos orientados a um objetivo comum, por mais difícil que seja, torna capaz o compartilhamento e multiplicação do conhecimento sobre um tema tão falado, discutido, mas ainda carente de ações estruturadas e transformadoras. 

Sem dúvida, este foi um grande passo para novos capítulos de uma história que será continuada pela nova presidente da IWCA-Brasil, Cíntia Matos, que desde o início vem se empenhando com grande entusiasmo à causa das mulheres do café no Brasil e porque não, de toda a América Latina.

Graças ao apoio da ONU Mulheres para as Américas e Caribe, IWCA Brasil recebeu a visita da presidente da IWCA México, Tihui Campos, coordenadora do Museu Nómada del Café e consultora do Femcafé, marca de café de Vera Cruz que emprega 150 mulheres. O apoio incluiu também a presidente da IWCA República Dominicana, Maria Isabel Balbuena, premiada pelo BID com o título "Mujeres que cambian el mundo" por seu trabalho com mulheres rurais do café de diversas comunidades, assim como a produtora de cafés orgânicos, representante da IWCA Peru, Edith Meza e a barista panamenha, Ediocelyn Flores que coordenou uma mesa de prova de cafés do seu país.

Blanca Castro, coordenadora dos capítulos dos 22 capítulos da IWCA em todo o mundo junto a Josiana Bernardes, mobilizadora da IWCA Europa, ministraram um seminário com as líderes brasileiras que receberam cópia do novo guia sobre reestruturação de capítulos. Desenvolvido pelo Internacional Trade Center, o guia foi traduzido gratuitamente para IWCA Brasil pela tradutora Maria de Lourdes Sette.

 Este guia irá nortear a IWCA Brasil que, como apresentou Miriam Monteiro, começa uma nova fase com membros pagantes e um código de conduta com critérios para o uso da marca.

Agradecemos a todas as parcerias que tornaram possível nosso 3º Café da Manhã da IWCA Brasil, em especial ao Sebrae e Café Editora sem esquecer das centenas de mulheres dos subcapítulos Norte Pioneiro do Paraná, Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Chapada Diamantina, Mantiqueira de Minas, Campo das Vertentes, Montanhas do Espírito Santo e o mais novo de todos Rondônia.

Como escreveu Mariana Proença da Café Editora no seu artigo para a revista Espresso de junho "Centenas já somos, milhares queremos ser".

 
Credito nas fotos: Danielle Serejo.