Escolha seu Idioma:

    Informativo

Ana Regina Rocha Ribeiro-Café Iranita, destaque no Prêmio Mulheres de Negócio Sebrae.

29/08/2017
.:: conteudo_33704_1.jpg ::.

Emocionante ver a garra dessas mulheres, fazendo a diferença, este é o caso de Ana Regina do saboroso Café Iranita na cidade de Porciúncula/RJ, distrito Purilândia, mais uma vitória para sua coleção. Destaque na   categoria Produtora Rural do "Prêmio Mulheres de Negócio Sebrae", a cerimonia de entrega aconteceu na cidade do Rio de Janeiro na sede do Sebrae/RJ.

Um pouquinho da história de Ana Regina e sua família.

Propriedade Iranita onde Ana Regina esta no comando junto com sua família.

O 2º Distrito de Purilândia, fica localizado na RJ-230 a 16 Km de Porciúncula, sede do Município no Noroeste Fluminense e a 380 Km do Rio de Janeiro. Com uma altitude entre 400 e 530m, possui um clima agradável e belas paisagens.

A propriedade nasceu em 1993, e leva o nome de Fazenda Iranita, que vem da união dos nomes: Irany e Nita, pais do proprietário, Olympio Matheus Ribeiro. Voltando às origens, Olympio descobriu parte de sua própria história: A família Ladeira, por sentimentos religiosos, prometeu doar o terreno para a fundação de um arraial e a construção de uma capela nesse local. Nascia então a “Tapera”, antigo nome de Purilândia.  Enquanto o arraial crescia, crescia também a produção de café da região. A cafeicultura faz parte da história de Purilândia e do noroeste fluminense.

A partir de 2005, já sob o comando dos herdeiros, foi investido na qualidade do café buscando constantemente o melhor resultado, desde a condução da lavoura até o café estar pronto para a venda, sempre observando os cuidados com a preservação do meio ambiente. Por esse motivo, a propriedade mantém 50% de sua área com mata nativa, trabalha na conservação das nascentes e na recuperação da mata ciliar.

Parte de nossa lavoura é produzida em parceria com outros agricultores familiares da localidade, fortalecendo as relações humanas e estimulando a melhoria da qualidade de vida dessas famílias. O café é colhido todo no pano diariamente. É lavado, despolpado e seco em terreiro de pedra, onde os grãos são espalhados em camadas finas e revolvidos constantemente para se obter um café de qualidade. Depois de realizada toda a colheita, o café que sobra no chão é varrido, lavado, processado e ensacado separadamente, evitando qualquer tipo de mistura, garantindo assim a qualidade de nosso café.

Hoje a propriedade conta com uma estrutura adequada para a produção de um café de excelente qualidade.

Fonte: site www.cafeiranita.com.br.