Escolha seu Idioma:

    Informativo

“Mulheres do Café no Brasil”

29/08/2017
.:: conteudo_33702_1.jpg ::.

A ausência de dados sobre a atuação de mulheres na cafeicultura, somada à existência de publicações internacionais que mencionam a “pouca participação das mulheres na cafeicultura brasileira” levou a IWCA-Brasil a mobilizar um grupo de pesquisadores para retratar esta informação, e ao mesmo tempo, dar voz a estas mulheres para que recontem sua história, contando suas próprias versões de “como é ser uma mulher do café no Brasil”. A complexidade deste sistema agroindustrial no país, que é ao mesmo tempo maior produtor mundial e segundo maior consumidor do produto no mundo, somada às diferenças regionais entre e até dentro dos estados produtores no país, torna a execução da pesquisa ainda mais desafiadora. Embora se encontrem estudos recentes e atualizados anualmente sobre a produção de café, poucos são dados oficiais com as estatísticas sobre as pessoas que atuam neste setor. Ademais de estarem desatualizados, não possibilitam análises desagregadas por gênero, levando à falsa impressão de que são poucas as mulheres que atuam no setor. Assim, além de buscar preencher a lacuna dos dados em termos de responder à questão “quantas são as mulheres do café no Brasil”, as pesquisas vem sendo feitas no intuito de irem além dos dados, respondendo à questão “quem são as mulheres do café no Brasil?” Assim, o livro não privilegia uma abordagem única, acreditando que não encontraremos uma “verdade” sobre estas mulheres, mas muitas realidades, diversas, plurais, únicas, como as regiões, variedades, e segmentos de atuação do café no país.

O livro está sendo organizado por iniciativa da IWCA-Brasil- Aliança Internacional das Mulheres do Café, Capítulo Brasil, em parceria com a EMBRAPA e diversas outras Instituições de Pesquisa e Extensão na Cadeia Produtiva do Café, como: Instituto EMATER-Paraná;- Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR); - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – IF-Campus Bom Sucesso;- Secretaria de Agricultura de Rondônia;- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/MG;- Universidade Federal de Viçosa – UFV;- Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Universidade Federal da Bahia – UFBA, entre outras. Trata-se da compilação de diversos estudos e pesquisas sobre a atuação das mulheres no Sistema Agroindustrial do Café no Brasil, tendo mobilizado 40 autores de diversas áreas de formação, como agrônomos, economistas, administradores, cientistas sociais, historiadores, jornalistas, entre outros. O esforço coletivo foi direcionado para a construção, aplicação, tabulação e análise de um questionário aplicado em papel e on-line em todas as regiões produtoras do país, gerando mais de 700 respostas válidas, o que possibilitou a construção de um panorama representativo do perfil e atuação das mulheres neste setor. Além disso, o livro conta com 17 capítulos, sobre produtoras de café, trabalhadoras rurais neste setor, uma visão sobre o gênero no ambiente das pesquisas sobre café, experiências de extensão com grupos de mulheres, gênero em cooperativas de café, entre outros assuntos.

Este trabalho foi possível graças à tecnologia inovadora disponibilizada pela EMBRAPA, que proporcionou uma rede virtual - a “Rede Mulheres do Café”, hospedada no site da instituição, que possibilita o trabalho colaborativo dos autores por meio do compartilhamento de documentos, imagens, realização de fóruns e postagens de notícias. Ao final da organização do livro, a versão ebook será disponibilizada para acesso dos leitores, que poderão interagir com os autores, fazendo comentários e perguntas. A comissão organizadora é composta pela senhora Maria Brígida Salgado, presidente da IWCA-Brasil, Josiane Cotrim (IWCA Global), Cristina Arzabe, pesquisadora da EMBRAPA Café, Raquel Santos Soares Menezes, professora da UFV Campus Rio Paranaíba e Danielle Baliza, professora do Instituto Federal de Ensino Superior (IFES) Campus Bom Sucesso-MG. Para publicação do livro, a IWCA contou com recursos financeiros da ONG Solidaridad da IWCA-Global, da Itaipu Binacional e do MAPA, através da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural, Cooperativismo e do Associativismo. Importante apoio também foi dado pela Rede Social do Café, através da pessoa de Sérgio Parreiras, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e pelo Instituto de Pesquisa Aplicada da Mulher – IPAM, na pessoa de Tania Fontenele. A previsão do lançamento da versão on-line e impressa é no final de outubro de 2017, durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.