Escolha seu Idioma:

    Informativo

MOTIVO DE COMEMORAÇÃO - IWCA NA OIC

06/03/2014
.:: conteudo_1_12323.jpg ::.

As mulheres do setor cafeeiro mundial têm um motivo especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher este ano, já que veem abrir uma nova e importante janela de representação internacional voltada para a construção de um setor cafeeiro mais participativo e inclusivo.

Desde 5 de março, a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) está na OIC. Durante a  112a reunião do Conselho da Organização Internacional do Café que acontece esta semana em Londres ficou decidida a participação da IWCA na Junta Consultiva do Setor Privado da OIC. 

A reivindicação da entidade de participar da Junta do Setor Privado da OIC havia sido encaminhada à organização pelo governo brasileiro em função da reconhecida importância da atuação da IWCA para a promoção do progresso social no setor cafeeiro. A proposta de adesão recebeu apoio do Diretor Executivo da OIC, Robério Silva, e foi aprovada por consenso pelos países membros da organização.

A Junta do Setor Privado foi criada em 1999 e tem buscado aumentar o mercado mundial de café em volume e valor conforme explícito na sua proposta de trabalho no site da OIC (The PSCB has agreed that its main mission and objective should be to increase the world coffee market in value and volume).

A IWCA é uma organização sem fins lucrativos, presente em 16 países produtores de todo o mundo e tem como missão fortalecer as mulheres que atuam em toda a cadeia do negócio de café. O capítulo brasileiro foi criado em 2012 e desde então vem consolidando-se como entidade que promove institucionalmente o café e as mulheres envolvidas nesse negócio.

Josiane Cotrim representou a IWCA durante a sessão da OIC que aprovou a iniciativa. Segundo ela, as soluções para os desafios da cafeicultura atual passam por uma maior participação, tanto operacional como executiva e decisória, das mulheres nas diversas instâncias do setor cafeeiro.